Trilha da Solução

Alunos

Sala de Aula Invertida

Classe invertida, do inglês, flipped classroom, como o próprio nome indica, propõe uma inversão nas aulas tradicionais. A oficina consiste em receber alunos para um encontro diferente, onde  eles são convidados para experimentação e investigação, associando essa experiência com  temas  que aprendem nas aulas e na vida.

Oficina do Sherlock

Descrição: É indicada para alunos do fundamental II, na investigação e resolução de problemas.

Os roteiros são preparados  na linha  investigativa e  inserem as crianças no mundo de Sherlock Holmes, um dos primeiros investigadores na resolução de mistérios, o método científico e a lógica dedutiva, levando os alunos para um mundo de hipóteses e da observação, além de  desvendar resoluções a partir dos fenômenos.

PBL   Aprendizagem Baseada em Problemas

Para a realização dessa oficina, os alunos precisam executar tarefas, vencer desafios e propor soluções para problemas que não têm uma resposta fácil.

Os alunos atuam como protagonistas do seu aprendizado e precisaram articular diferente saberes.

Oficina Socioemocional

Há possibilidade de variações conforme a criatividade e a idade que se deseja trabalhar.

Sugestão de materiais:  sucatas como: caixas de ovos nivelado, lã, penas/plumas de fantasia, retalhos de tecido, espuma de colchão, plástico bolha, algodão, tampinhas de garrafa PET revestidas de retalhos macios ou emborrachados, bexigas murchas, etc.

Educação Emocional

Através dessa oficina, as crianças desenvolvem  a comunicação verbal e não verbal (linguagem corporal) como ferramenta para a educação socioemocional, por isso é um excelente aliado para educação infantil até o 5º ano do EFI. Paul Ekman (2003)

.

Oficina dos Arquétipos

Quase toda criança se espelha em alguém quando começa a tomar noção das suas próprias decisões e ações. É comum vê-las copiando atitudes de um adulto, por exemplo. Essa mesma situação pode ser observada na relação da criança com seu personagem favorito, o que podemos chamar de forma simplificada de arquétipo.

Oficina Mágica com Ciência

Através dessa oficina as crianças aprendem a confeccionar objetos, pintar e até fazer mágicas, com ciência.

Elas lidam com situações novas, usamos dinâmicas e muitas palhaçadas. O circo trabalha a linguagem verbal e não verbal, por isso é um excelente aliado para educação infantil até o 5º ano do EFI.

.

Sementes de Empatia

Você sabe como uma grávida se sente durante o sétimo mês de gestação? E como um cadeirante se sente ao percorrer o pátio da escola? Já imaginou ficar sem falar 50 minutos?  Esses,  são um dos desafios  da oficina: sementes de empatia.Na prática, estes exercícios, entre muitos benefícios, ajudam a desenvolver nos adolescentes habilidades-chave, como incentiva o respeito, a empatia, a cooperação e comunicação efetiva (não violenta).